Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

E a Pressão Atmosférica

Para compreender bem pressão atmosférica, vamos pensar novamente na lei de stevin. Considere um fluido (líquidos e gases que fluem para as regiões inferiores de um recipiente até preenchê-los totalmente) em equilíbrio (vertical e horizontal) no interior de um recipiente.
Esse líquido exerce sobre as paredes do recipiente que o contem forças que se tornam de maior intensidade à medida que a profundidade aumenta.
 Podemos perceber que as forças, na mesma horizontal, em ambos os extremos, tem a mesma intensidade, pois o líquido está em equilíbrio horizontal, caso contrário, ele se moveria nessa direção.
Observe a figura abaixo onde, quem varia é apenas a pressão vertical, onde o líquido que é homogêneo e incompressível está em equilíbrio.
Na superfície livre superior (A) desse líquido age a pressão atmosférica (Patm), exercida pela coluna de ar que está sobre ele. Num ponto qualquer B do interior do líquido, a pressão (PB) que age é a soma da pressão atmosférica com a pressão exercida pela coluna líquida acima dele, devido à seu peso.
Portanto, da Lei de Stevin, podemos escrever:
            PB=Patm + Plíquido
                                           
        PB=Patm + F/S
           PB= Patm + peso do líquido/S 
        PB=Patm + (mlíquido.g)/S

PB=Patm + (dlíquido.S.h)/S 

PB=Patm+ dlíquido.g.h 
Esta expressão é o Teorena Fundamental da Hidrostática, ou Teorema de Stevin, aplicada a pressão atmosférica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário